top of page

Abertas inscrições para o Parlamento Jovem 2025

  • Foto do escritor: Gi Palermi
    Gi Palermi
  • 11 de mar.
  • 2 min de leitura

Atenção, jovens matriculados no ensino médio em Araxá: Se você tem interesse em entender melhor como funciona a Câmara Municipal, qual o papel dos vereadores e como as leis são criadas, essa é a sua chance.

Na tarde desta terça-feira, 11 de março, foi lançado o Parlamento Jovem 2025. Esse programa é uma oportunidade para os estudantes do ensino médio entenderem melhor como funciona a política e como é o trabalho dos vereadores e deputados.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com as câmaras municipais, que busca ensinar os jovens sobre o funcionamento do Legislativo municipal e estadual. Todos os anos, os participantes escolhem um tema importante para debater e, no final, fazem sugestões que podem ser levadas às autoridades.

O tema de 2025 é "Juventude e Direitos Culturais". Esse tema central será dividido em três partes:

  • a juventude e a cultura como direito;

  • a organização das políticas culturais e a participação social;

  • o patrimônio cultural, desenvolvimento e cidadania.

Ao longo do ano, serão realizadas 12 oficinas na Câmara Municipal de Araxá para discutir política e cidadania. Além disso, haverá oficinas itinerantes, nas quais os participantes vão percorrer museus, pontos turísticos e locais históricos da cidade.

Os alunos do ensino médio das 13 escolas de Araxá podem participar, sejam de escolas públicas ou particulares. Quem ainda não recebeu a visita dos organizadores do programa e quer se inscrever pode procurar o gabinete do vereador João Paulo da Filomena na Câmara Municipal pelo telefone (34) 3612-6937 ou pelo e-mail vereador.joaopaulo@araxa.mg.leg.br. As inscrições podem ser feitas até a última semana deste mês de Março.

Além dos encontros em Araxá, os estudantes inscritos vão participar de etapas na região (com encontros em Uberlândia) e no estado (com encontro em Belo Horizonte). Como essas atividades envolvem viagens, é necessário que os pais ou responsáveis autorizem a participação do jovem.

É muito importante que os pais acompanhem de perto os conteúdos que os filhos irão receber durante o programa. Isso garante que o projeto seja realmente educativo, sem influências de correntes políticas, grupos políticos ou pessoas que tentem se promover ou doutrinar os participantes.

O Parlamento Jovem permite que os estudantes vivam na prática a experiência política e contribuam com ideias que podem fazer a diferença na sociedade.

Posts Relacionados

Ver tudo
O eco da omissão no PL de Araxá

Vereadores do PL Araxá se omitem e ficam em silêncio, enquanto o presidente de honra do partido enfrenta um cerco jurídico sem precedentes.

 
 
 
Nova vida às sobras de construção

Câmara aprova projeto para reaproveitamento de materiais de construção. Iniciativa visa beneficiar famílias carentes e reduzir desperdício.

 
 
 

Commenti


Mais recentes

Arquivo

bottom of page