top of page

Acredite no que os seus próprios olhos estão vendo

  • Foto do escritor: Gi Palermi
    Gi Palermi
  • 20 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Nada se espalha mais rápido que a verdade. Por isso ela é o pior pesadelo das tiranias.

“Todas as tiranias governam através da fraude e da força, mas, uma vez que a fraude é exposta, ela precisa recorrer unicamente à força” – George Orwell.


Mais uma vez os escritos visionários de George Orwell lançam uma luz sobre a realidade, de forma mais atual do que nunca.


No passado, as tiranias se formavam do dia para a noite, pela força, e, depois, faziam uso da fraude para se perpetuar no poder. Hoje, porém, acontece o inverso: as tiranias se formam de pouquinho em pouquinho, através de uma longa sucessão de fraudes que vão desconectando da realidade o senso comum das pessoas.


A sociedade entra numa bolha de alienação e começa a acreditar que a cultura fabricada para lhe dominar é, apenas, a forma como as coisas são e que não existe nada fora disso.


Quando uma pessoa começa a se envolver com os temas políticos, lá pela adolescência, juventude ou ainda mais tarde, ela já possui todo um conjunto consolidado de valores, ideias, preferências, ideais, convicções, crenças, comportamentos, hábitos…


Tudo isso foi construído desde a mais tenra infância a partir de jogos, desenhos, filmes, lições, escolas, colegas, músicas etc., o que quer dizer que, quando o indivíduo desperta para a política, ele vai apenas manifestar a preferência por um grupo que politicamente expresse tudo o que veio se formando dentro dele desde que nasceu.


A única forma de escapar dessa politização automática é fazendo uma profunda investigação de todas as influências que já tiveram algum efeito sobre você na vida, tomar consciência do destino para o qual essas influências pretendem te direcionar e repudiar essa manipulação do inconsciente humano.


Como alguém consegue isso? Através de alguém que nos mostre a verdade e abra os nossos olhos. Alguém que diga: “Eu sei que repetiram a vida inteira no seu ouvido que a neve é preta, mas acredite primeiro no que os seus próprios olhos estão vendo e ouse discordar, se for preciso.”


Quando isso acontece, se configura o pior pesadelo das tiranias, porque, eles sabem que nada se espalha mais rápido que a verdade.


E aí, como Orwell disse, só o uso da força será capaz de parar as massas e preservar o tirano no poder.


Por Pedro Delfino

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


Mais recentes

Arquivo

bottom of page