Anastasia é nomeado ministro do TCU
- Gi Palermi
- 2 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Ex-governador e ex-senador fica no cargo até 2036 e terá salário vitalício de quase R$40 mil por mês.

O agora ex-senador Antônio Augusto Junho Anastasia (PSD-MG) toma posse nesta quinta-feira (3 de fevereiro) como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Anastasia assume a vaga aberta com a saída do ministro Raimundo Carreiro, que deixou a corte para chefiar a Embaixada do Brasil em Portugal. A vaga deixada por Anastasia no Senado foi ocupada por Alexandre Silveira (PSD-MG).
Anastasia disputou a indicação do Senado para o TCU com os senadores Kátia Abreu (PP-TO) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Ele venceu a disputa, realizada em dezembro do ano passado, por 52 votos.
Ex-governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia é advogado. Ele nasceu em Belo Horizonte em 9 de maio de 1961 e poderá ficar no Tribunal até 2036, quando completará 75 anos e terá que se aposentar compulsoriamente. A remuneração bruta de um ministro do TCU é de R$ 37.328,65 mais uma série de benefícios.
Tribunal de faz-de-conta
O Tribunal de Contas da União deveria ser um órgão neutro e apartidário. Já que é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta. Mas na prática, é composto por indicações políticas. E político, em via de regra, visa interesses próprios ou dos aliados, ou a perseguição de inimigos políticos.
A indicação ao Tribunal é tripartite. Além do Senado Federal, as designações se alternam entre Câmara dos Deputados e Presidência da República. Em dezembro do ano passado, a cadeira na Corte foi motivo de interesse e disputa entre os congressistas por proporcionar salário alto, estabilidade e poder político.
Comments