top of page

Câmara vai apurar denúncia contra vereador Zidane

  • Foto do escritor: Gi Palermi
    Gi Palermi
  • 22 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

Vereador é investigado na operação Donun e foi denunciado pelo Ministério Público. Dr. Zidane nega que tenha comprado qualquer voto durante a campanha eleitoral.


A Câmara Municipal de Araxá recebeu na reunião ordinária desta terça-feira (20) a denúncia e instaurou a Comissão Processante (CP) que irá analisar a conduta do vereador Ricardo Assis Gianvechio (Doutor Zidane). O vereador é investigado na operação Donun pela Polícia Civil e denunciado pelo Ministério Público por corrupção eleitoral, falsidade ideológica e falsificação de documento público.


A denúncia por entendimento de quebra de decoro parlamentar foi apresentada pelos vereadores Raphael Rios de Oliveira e Leni Nobre de Oliveira, após a Câmara Municipal ter recebido o Inquérito Policial. Conforme o documento remetido, o vereador teria sido eleito “a partir de suposta compra de votos, levada a cabo por uma organização criminosa por ele liderada”.


Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o recebimento da denúncia e abertura de uma Comissão Processante (CP) para investigar a possível quebra de decoro parlamentar por parte do denunciado. E realizaram um sorteio que designou para a comissão os vereadores: Luiz Carlos Bittencourt, Dirley da Escolinha e Pastor Moacir e os suplentes são: Valtinho da Farmácia, Maristela Dutra e Wagner Cruz.


A comissão tem 90 dias para analisar a denúncia e apresentar um relatório ao plenário da Câmara Municipal. Caso seja reconhecida a quebra de decoro parlamentar o vereador pode ter o mandato cassado.

Inquéritos


A Polícia Civil de Araxá concluiu a Operação "Donum", que investigou crimes eleitorais realizados pelo vereador. São dois inquéritos um sobre falsificação de documentos e falsificação ideológica eleitoral, o outro corresponde ao ato de corrupção ativo-passiva relacionada à compra de votos nas eleições de 2020.


Foram 25 pessoas indiciadas dentre eles o próprio vereador e seus assessores. Dr Zidane irá responder pelos crimes de corrupção eleitoral e associação criminosa. Ao todo são 24 crimes relatados pela Polícia.


Outro lado


A defesa do vereador, manifestou que Dr. Zidane nega veementemente que tenha comprado qualquer voto durante a campanha eleitoral, afirmando que irá demonstrar a sua inocência no decorrer do processo criminal.


***com Ascom CMA

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Mais recentes

Arquivo

bottom of page