Encenação na Igreja São José revolta católicos
- Gi Palermi
- 23 de abr. de 2022
- 4 min de leitura
Teatro intitulado "Paixão de Cristo" incluiu dança sensual e até uma cobra viva durante performance que deveria ser uma celebração religiosa.

Um ato herege realizado no interior do Santuário São José, no Centro de Belo Horizonte, durante a Semana Santa de 2022, a maior e mais contemplativa semana do ano para os católicos, escandalizou os fiéis. Não se trata de mais um ato praticado por invasores como tantos outros tem sido registrados em várias partes do país, muito pior, tratou-se de uma encenação promovida pelo próprio santuário, para fazer memória à Paixão de Cristo. Mas, na apresentação teatral, o grupo Nova Arte Jovem incluiu uma cena em que um homem seminu, travestido de mulher como odalisca, com uma enorme cobra viva entrelaçada ao pescoço, entra pela porta principal, sob danças sensuais vai até o altar onde estão outros personagens entre os quais um fazendo um show de circo, o truque de cuspir fogo. Um vídeo que registrou as cenas viralizou nas redes sociais.
Nas imagens, é possível ver um homem vestido com tope e saia vermelhos, caminhando e dançando em direção ao altar. Ele carrega uma cobra viva nos ombros. A cena é tomada por uma canção típica comumente utilizada em danças do ventre e, no palco, há outros atores. O homem se posiciona diante dos fiéis e começa a remexer o quadril reproduzindo a dança do ventre.
A encenação intitulada “Paixão de Cristo” ocorreu na segunda-feira (11 de abril) e vem causando polêmica entre os fieis mais atentos. Vários deles demonstraram indignação diante das cenas que consideraram uma profanação. Eles atrelam o espetáculo à ideologia da esquerda progressista que visa instalar o comunismo na América Latina.
“Eu, como cidadão de BH, fico horrorizado com o ato de desrespeito acontecido em uma das mais antigas e belas igrejas de BH (São José). Seguimos juntos contra esses ratos que querem acabar com a Santa Igreja Católica de dentro pra fora”, disparou uma pessoa no Twitter.
“Padre Petista/Socialista na Igreja Sao José em BH liberou a orgia dentro da igreja”, escreveu outro usuário.
Ato público

Entendendo que a encenação ofendeu Nosso Senhor Jesus Cristo e a sacralidade do edifício sagrado, cerca de cinqüenta fiéis postados na calçada diante do Santuário São José realizaram um ato de desagravo recitando uma via sacra. O ato ocorreu no Sábado Santo (16 de abril) e foi conduzido por membros do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, da Frente Universitária Lepanto e do Apostolado Beato Padre Vitor.
O que diz a Igreja São José?
Em nota oficial publicada no site da instituição (leia abaixo na íntegra), nesta sexta-feira (22 de abril), o Santuário São José se desculpou pela situação. De acordo com o texto, a igreja se dedica “à evangelização, à promoção social, cultural e religiosa na capital mineira há mais de 120 anos”.
A nota destaca alguns projetos realizados pela Igreja e pontua que o compromisso tem sido apoiar e implementar ações “que promovam a vida e a dignidade humana, com a opção preferencial pelos pobres e descartados”, diz outro trecho.
Após admitir ciência sobre o vídeo que circula na web, a Igreja São José afirmou que o grupo teatral em questão já se apresentou outras vezes na Semana Santa. Desta vez, no entanto, novas cenas teriam sido adicionadas ao roteiro, sem conhecimento prévio do Santuário.
“Diante dos fatos ocorridos durante a apresentação do referido grupo teatral, pedimos desculpas a todos os fiéis pela inserção das cenas inadequadas à Via Sacra, que, por sua vez, não deveriam ter sido apresentadas dentro do Santuário. Renovamos o nosso compromisso para que eventos desse gênero não mais se repitam”, finaliza o comunicado.
Nota oficial da Igreja São José
“Nós, padres e irmãos Missionários Redentoristas atuantes no Santuário Arquidiocesano São José, Arquidiocese de Belo Horizonte, sempre nos dedicamos à evangelização, à promoção social, cultural e religiosa na capital mineira há mais de 120 anos.
Promovemos o cuidado integral da pessoa humana por meio das diversas ações evangelizadoras, pastorais, sociais e culturais. Através das “Obras Sociais São José”, desenvolvemos diversos projetos, especialmente o acolhimento às pessoas em situação de rua; e o atendimento a mais de 1500 famílias em situação de vulnerabilidade. Nosso compromisso tem sido apoiar e implementar ações que promovam a vida e a dignidade humana, com a opção preferencial pelos pobres e descartados, sendo “testemunhas do Redentor, solidários para a Missão num mundo ferido” (Tema Redentorista para o sexênio 2016-2021).
Nos últimos dias, nossa Comunidade Redentorista do Santuário Arquidiocesano São José tem acompanhado as manifestações referentes a uma das cenas da apresentação teatral “Paixão de Cristo”.
Ressaltamos que o grupo teatral já se apresentou em nossa Semana Santa em anos anteriores, bem como em outras paróquias da Arquidiocese. Contudo, novas cenas foram incluídas no roteiro e não tivemos conhecimento prévio. Diante dos fatos ocorridos durante a apresentação do referido grupo teatral, pedimos desculpas a todos os fiéis pela inserção das cenas inadequadas à Via Sacra, que, por sua vez, não deveriam ter sido apresentadas dentro do Santuário. Renovamos o nosso compromisso para que eventos desse gênero não mais se repitam.”
Comments