top of page

Ex-alunos do Proerd são maioria entre novos PM's de Patos

  • Foto do escritor: Gi Palermi
    Gi Palermi
  • 18 de mai. de 2022
  • 3 min de leitura

Entre os militares em formação profissional, 78,5% participaram do programa.


A Polícia Militar apresentou nesta terça-feira (17 de maio) o que pode ser considerado uma prova de eficácia do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) no estado de Minas Gerais. Um levantamento realizado entre instrutores lotados na sede do 15° Batalhão, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, aponta que dos 28 policiais militares que integram a Escola de Formação de Soldados (EFSd), 22 foram alunos do Proerd.


A informação foi motivo de alegria na sede da 10ª Região de Polícia Militar durante o encerramento das aulas presenciais da disciplina Direitos Humanos. Há registros, também, de policiais militares que participaram do Proerd nos estados de Goiás e no Distrito Federal.


O Proerd é desenvolvido em parceria com as redes estadual, municipal e particular de ensino e consiste na aplicação de 10 lições às crianças e adolescentes que estejam cursando, respectivamente, as 4ª e 6ª séries do ensino fundamental, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo.


É aplicado por policiais militares voluntários, devidamente qualificados para a atividade. Suas aulas ensinam, de forma descontraída maneiras de resistir às diferentes pressões para o consumo de drogas. Tem se mostrado eficiente para a reflexão, discussão e prática de valores morais, éticos e sociais voltados à prevenção desse fenômeno.


O sucesso desse programa de prevenção perpassa pelo direcionamento de conteúdos devidamente preparados e direcionados a públicos específicos, numa aplicação continuada no ambiente escolar, utilizando aulas interativas focadas nos anos iniciais da infância até a fase adulta.


O Proerd possibilita à Escola complementar seu projeto pedagógico, segundo o que prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 2º: A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.


Considerando-se, ainda, que a filosofia do Programa prevê o direcionamento de ações a toda comunidade escolar e, de forma especial, aos pais e responsáveis promovendo uma reflexão sobre a importância da família como ambiente primeiro da prevenção, pode-se afirmar que o Proerd tem se tornado instrumento fundamental para a integração das famílias no processo educacional, no qual o diálogo torna-se proposta prioritária para a melhoria da qualidade de vida das crianças.


Histórico no Brasil


O Proerd foi idealizado em 1983 e desenvolvido nos Estados Unidos da América (EUA) pelo Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) e pelo Distrito Unificado Escolar daquela cidade, sendo intitulado Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.). Por meio de uma parceria com o Consulado Americano a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro viabilizou o comparecimento de policiais do D.A.R.E. para treinamento de integrantes daquela força policial. O evento ocorreu no período de 17 a 28 de agosto de 1992 e contou com a presença de policiais americanos deslocados das cidades de Los Angeles e San Diego. Foram habilitados 29 policiais militares da PMERJ.


A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) iniciou suas ações no Proerd a partir da capacitação de cinco policiais militares no Curso de Formação de Instrutores promovido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, concluído em 31 de outubro de 1997. Após a formulação de um protocolo de intenções entre a Prefeitura Municipal de Uberlândia e a fração da PMMG naquela localidade, assinado em 2 de Janeiro de 1998, o Programa foi desenvolvido em algumas escolas da rede pública municipal, em caráter experimental, sendo estendido, após formação de novos instrutores, para cidades polos de Minas Gerais como: Coronel Fabriciano, Diamantina, Divinópolis, Montes Claros e Varginha.


No ano de 2001, o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG), visando fazer frente a situação epidêmica de drogas que se apresentava no país, institucionalizou o Proerd como seu projeto de prevenção primária ao uso e abuso de drogas no Brasil, visando inibir a dinâmica de aliciamento de jovens pelo tráfico de drogas e, consequentemente, diminuir os números da violência em ambientes escolares.


A PMMG institucionalizou o Programa através da Diretriz para a Produção de Serviços de Segurança Pública (DPSSP) nº 01/2002-CG, centralizando doravante suas ações para o Estado na Seção de Emprego Operacional do Estado-Maior. Em meados de novembro de 2002, a Câmara Técnica dos Programas de Prevenção às Drogas e à Violência do CNCG potencializou uma equipe de cinco mentores para viabilizar a expansão do Programa em Minas Gerais.


Por Agência Minas e PMMG

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Mais recentes

Arquivo

bottom of page