Impor vacinação é uma burrice histórica
- Gi Palermi
- 12 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Historicamente a adesão da população se mostra mais eficiente com campanhas de conscientização e não com a imposição.

É uma burrice histórica impor a obrigatoriedade da vacina. Para embasar minha afirmação trago aqui um episódio que aconteceu no Brasil no final dos anos 1800 quando a vacinação contra a varíola se tornou obrigatória. Apesar de estar em lei a obrigatoriedade de toda população ser imunizada, independente da idade ou grupo de risco, houve um baixo índice de adesão da população.
Até que no começo dos anos 1900, o governo resolveu forçar as pessoas a se vacinarem. Equipes começaram a ir de casa em casa para vacinar a população. O que resultou em três dias de caos na cidade do Rio de Janeiro inclusive com emprego das Forças Armadas para tentar conter a população que estava se rebelando contra essa obrigatoriedade.
"Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la". (Edmund Burke)
Após haver mortes e centenas de prisões, o governo voltou atrás e revogou a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola. Em sequencia à revogação, o país registrou uma curva ascendente de adesão à vacinação.
Se naquele contexto no qual o acesso à informação era precário a obrigatoriedade não funcionou porque funcionaria no momento atual em que as pessoas têm muito mais acesso à informação?
A gente precisa convencer as pessoas que a vacinação é uma estratégia importante com base na informação. Quanto mais informação as pessoas receberem, mais fácil será alcançar as metas de imunização dos grupos prioritários. Tendo informação clara e objetiva a própria comunidade passará a buscar a vacinação voluntariamente.
Comments