top of page

Encerrada a tirania anticientífica das máscaras

  • Foto do escritor: Gi Palermi
    Gi Palermi
  • 31 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de abr. de 2022

Em Uberlândia e Araxá, população volta a ter o direito básico de respirar.



Finalmente, após dois anos de uso obrigatório de máscaras faciais, agora ela é facultativa também em ambientes fechados. A deliberação passou a valer na última terça-feira, dia 29 de março, em Uberlândia, e quinta-feira, dia 31 de março, em Araxá. Em Uberaba ainda não houve sinalização de desobrigar o uso do item.


O governador Romeu Zema (Novo) já havia desobrigado o uso de máscaras contra a Covid-19 desde o dia 12 de março em Minas Gerais. A regra estadual valeria para ambientes abertos e fechados. Mas, neste último caso, apenas para as cidades com 80% de cobertura vacinal da segunda dose e 70% da injeção de reforço. O problema é que desde o início da pandemia, além de leis e dos decretos estaduais, cada município passou a ter decretos próprios. E, cada município pode decidir sobre quaisquer ações, inclusive a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes internos e externos. Desconsiderando por completo leis e decretos vigentes em âmbito federal e estadual.


A tirania anticientífica das máscaras


Apesar da desobrigação, a grande maioria das pessoas continua com o item. Isso graças à ampla propaganda midiática do vírus de Wuhan que espalhou medo e afetou psicológica e emocionalmente muita gente que se apegou às máscaras como se elas realmente fossem uma salvação.


Para todos mascarados, especialmente aqueles que por todo esse tempo acharam que usar máscara na rua, em ambiente totalmente aberto, não era estupidez, estou prestes a estourar sua bolha de “doutorado no Google”: você foi enganado.


As máscaras de pano são piores do que nada. É o equivalente a usar uma cerca de arame para impedir a passagem de mosquitos. A ciência sempre disse que pessoas saudáveis ​​não devem usar máscaras, principalmente porque elas reduzem a entrada de oxigênio, levando à toxicidade do dióxido de carbono no organismo. Além disso, os germes ficam presos perto da boca e nariz, aumentando o risco de infecção.


Usar uma máscara faz com que você toque seu rosto com mais frequência, o que não é recomendável nem se não estivéssemos numa pandemia. Não há evidências científicas que dão suporte ao uso de máscaras ​​por pessoas saudáveis. Há casos em que há recomendação de uso para os contaminados, para que ao falarem não disseminem o vírus pelas gotículas da saliva durante a fala.


Pandemia política


Os políticos fizeram com que continuássemos usando máscaras que não funcionam. E isso forneceu falsa sensação de segurança e promoveu uma agenda específica de controle.


Se a sua máscara lhe faz se sentir seguro, use-a. Apenas saiba que é uma falsa sensação de segurança e você não deve constranger ninguém para participar de tal estratagema.


Se os políticos tivessem encerrado essa sandice antes, ninguém continuaria fazendo esse absurdo. Não acredite em ideias nocivas para se sentir bem enquanto prejudica outros.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Mais recentes

Arquivo

bottom of page