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"Segunda com carne" mostra força do agro

  • Foto do escritor: Gi Palermi
    Gi Palermi
  • 4 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

Após vídeo contra carne, pecuaristas fazem protesto com churrasco em frente a agências do Bradesco. Depois de repercussão negativa, banco tirou das redes material com dicas para consumidor tomar "atitudes sustentáveis".



O "Segunda com carne" marcou a primeira segunda-feira do ano de 2022. O evento foi uma resposta clara dos pecuaristas brasileiros ao banco Bradesco. Eles promoveram churrascos em frente as agências da instituição bancária em pelo menos cinco estados. Em Mato Grosso, o protesto foi apoiado pelas associações dos criadores de Mato Grosso (Agrimat), da Nelore Mato Grosso e de Zebu (ABCZ).


O protesto ocorre após o Bradesco divulgar um vídeo publicitário em favor do “carbono neutro”. A peça trazia três influenciadoras digitais dando dicas para contribuir com o meio ambiente, incluindo a redução do consumo de carne. "A primeira [dica] é reduzir o nosso consumo de carne e aderir à segunda sem carne. A criação de gado contribui pra emissão dos gases do efeito estufa. Então, que tal se a gente reduzir o nosso consumo de carne e escolher um prato vegetariano na segunda-feira?" diz uma das influenciadoras no vídeo.


O vídeo acabou sendo removido do ar no dia 23 de dezembro após críticas de pecuaristas que são clientes do banco, assim como de parlamentares e políticos. Depois de tirar o vídeo de suas redes, o banco divulgou, no dia 24, uma carta aberta ao agronegócio, em que procurou desvincular do conteúdo e disse que tomaria ações administrativas internas severas por conta do ocorrido.


"Nos últimos dias lamentavelmente vimos uma posição descabida de influenciadores digitais em relação ao consumo de carne bovina, associadas à nossa marca. Importante dizer que tal posição não representa a visão desta casa em relação ao consumo de carne bovina", diz a carta do banco.


Na semana passada, a Acrimat emitiu nota repudiando tanto o vídeo quanto a postura do banco, "que emitiu um comunicado se isentando de qualquer responsabilidade sobre o ocorrido e reiterando sua confiança e apoio ao setor".


"Ocorre que o próprio Bradesco, em um dos seus aplicativos, também estimula a redução do consumo de proteína animal com a desculpa de se reduzir a emissão de carbono. Ora, se somos uma das cadeias mais importantes da economia, como o próprio Bradesco atua com essas duas versões?", questionou a entidade.


Leo Burnett, responsável pela campanha do app que calcula pegadas de carbono, não confirma e nem nega a autoria do vídeo com as influenciadoras que propusera a segunda-feira sem carne. O banco também não comentou a repercussão do material. Na última sexta-feira (31), o Bradesco reiterou seu apoio ao setor e, por meio de nota, disse que a instituição é o maior banco privado do agronegócio.


O protesto foi chamado de “Segunda com Carne” e organizado por sindicatos rurais em agências do banco localizadas em Ribeirão Preto (SP), Araçatuba (SP), Birigui (SP), Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT), Araguaína (TO), Água Boa (MT), Canarana (MT), Barra do Garça (MT), Goiânia (GO) e Xinguara (PA).

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1 Comment


htrbrito
htrbrito
Jan 05, 2022

Kkkkkkk... Então agora a culpa é da carne?

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