Uberlândia terá mês de combate às "fake news"
- Gi Palermi
- 2 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de fev. de 2022
Lei aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Odelmo Leão (PP) não define o que são "fake news". Será que Uberlândia terá uma Secretaria Municipal da Verdade?

A partir de 2022, setembro será o mês de conscientização, orientação e combate às "fake news" no município de Uberlândia. O texto do projeto de lei de autoria do vereador Odair José (Avante) foi aprovado por maioria simples na Câmara Municipal. Apenas o vereador Cristiano Caporezzo (Patriota) votou contra. O projeto foi sancionado pelo prefeito Odelmo Leão (PP). A data vai ser acrescentada ao calendário oficial do município a partir do ano que vem.
O intrigante é que o texto não deixa claro o que são "fake news". Isso porque na verdade, o que está em jogo é a liberdade de expressão.
É impressionante como esta conversa fiada de "disseminação de fake news" emplacou nesta sociedade que se apresenta como "democrata". E justamente a parte da sociedade que insistentemente se afirma como "democrata" dá cobertura para essa conversa pra boi dormir.
Esta tese de uma "onda obscurantista de fake news" foi plantada no Brasil pouco antes das eleições de 2018. Os tiranos travestidos de democratas, importaram dos Estados Unidos. Devem ter achado bonito os carimbos de "fake news" que foram distribuídos ao então presidente norte americano Donald Trump.
O fato é que estão tentando calar toda emanação das redes sociais que tem sido decisivas em relação a política nacional, estadual e até municipal. As pessoas descobriam nas redes sociais o espaço para se informarem direto com a fonte, sem os filtros dos veículos de comunicação. É também pelas redes sociais que manifestam o que pensam e até se organizam em protestos. Percebe como é contraditório? Tudo o que deveria ser muito bem quisto pelos "democratas", ao contrário, fere a cartilha do controle.
Comments