top of page

Mais jornalismo e menos militância

  • Foto do escritor: Gi Palermi
    Gi Palermi
  • 7 de abr. de 2021
  • 1 min de leitura

Informação em jornalismo é compreendida como bem social. Jornalistas não estão isentos de responsabilidade em relação à informação transmitida. A responsabilidade social do jornalista requer que o(a) profissional agirá debaixo de todas as circunstâncias em conformidade com uma consciência ética pessoal.

Para comemorar neste 7 de abril, o Dia do Jornalista, quero fazer memória ao corajoso Yuri Alexandrovich Bezmenov jornalista da RIA Novosti (uma das maiores agências noticiosas da Rússia) e ex-informante da PGU (Primeira Diretoria-Chefe) KGB (principal organização de serviços secretos nos tempos da União Soviética). Através de livros, palestras e entrevistas, ele buscou alertar o público ocidental sobre as estratégias de subversão ideológicas empregadas pela então URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).


Numa das suas entrevistas ele detalha como os soviéticos ajudaram a incitar ódio e revolta no Paquistão Oriental (atual Bangladesh) e como aquele fato se tornou a gota d'água em sua decisão pessoal para desertar para o Ocidente.


Acredito que o jornalismo é um serviço público muito exigente e de imensa responsabilidade. Diariamente milhares de pessoas sintonizam a TV, o rádio ou acessam portais na internet porque confiam que do outro lado estão profissionais que abraçam o ofício de buscar fatos reais em fontes primárias para reportar à sociedade.


Minha oração neste Dia do Jornalista é para que os profissionais de imprensa, que diplomaram ou não, exerçam esse ofício lindo sob os pilares essenciais da:


Veracidade

Simplicidade

Clareza

Objetividade

Isenção

Neutralidade

Posts Relacionados

Ver tudo
Cai teto da Saúde em Araxá

Prédio no Centro Administrativo não foi interditado, não houve vistoria dos Bombeiros nem da Defesa Civil e servidores trabalham sob risco.

 
 
 
Contrato milionário vira alvo do MP

Licitação de quase R$ 1 milhão em Tapira é questionada por envolver o então secretário de Finanças, seu irmão e a empresa da família.

 
 
 

Comentários


Mais recentes

Arquivo

bottom of page