Documentos de veículos agora serão exclusivos no celular
- Gi Palermi

- 13 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Com a extinção do DPVAT, motoristas que precisarem do CRLV, independente do motivo, devem acessar o documento na versão digital.

A partir deste ano de 2021, os motoristas não vão mais receber o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) impresso em papel moeda. Aqueles que precisarem do documento, independente do motivo, devem acessá-lo na versão digital.
A mudança vai acontecer no país inteiro, pois com a extinção do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o Seguro DPVAT, a Seguradora Líder, que era a responsável por fornecer o papel moeda para que os documentos fossem impressos, parou sua parceria com o Detran.
Aqueles CRVs expedidos em papel moeda que estão em boas condições vão continuar válidos, e deverão ser mantidos para utilização em uma futura transferência de propriedade.
Transferência de veículos
O Certificado de Registro do Veículo (CRV), que é chamado de documento de compra e venda ou DUT-recibo, vai ser apenas digital e receberá o nome de ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital).
Aqueles CRVs expedidos em papel moeda que estão em boas condições vão continuar válidos, e deverão ser mantidos para utilização em uma futura transferência de propriedade.
Os veículos registrados, ou seja, primeiro emplacamento, transferência de propriedade, alteração de características, vão receber um documento que certifica a propriedade do veículo integrado ao documento de licenciamento anual no formato digital.
Estes deverão solicitar a expedição da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e) quando for confirmada uma transação comercial de compra ou venda do veículo.
Impressão do CRLV em casa
O CRLV só pode ser emitido depois que o dono do veículo pagar todas as taxas, que incluem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além da taxa de licenciamento e possíveis pendências com multas.
O documento deve ser pago à vista e pode ser feito em bancos que possuem convênio com o Detran em que o motorista reside. Após os pagamentos, o motorista pode imprimir o CRLV em casa.
Para isso é preciso:
Acessar o Portal de Serviços do Denatran ou a Central de Serviços do Detran do seu estado, ou por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que apresenta as versões digital da CNH e do CRLV.
Se quiser fazer o procedimento pelo Portal de Serviços do Denatran, será necessário realizar o login, utilizando os dados cadastrados no portal, CPF do condutor e a senha de acesso.
Caso seja novo usuário e ainda não tenha acesso ao portal, é preciso realizar um novo cadastro. Depois só buscar pela seção “Meus veículos” e clicar no link do arquivo, gratuito, identificado como “CRLVDigital.pdf”. Fazer o download e imprimir o documento.
A impressão pode ser feita em uma única página, com folha simples (tamanho A4) e tinta preta.
CRLV digital no aplicativo
Os motoristas que desejarem usar o aplicativo gratuito chamado de Carteira Digital de Trânsito, terão facilidade e não precisam imprimir o documento. Isso, pois com o CRLV-e digitalizado na tela do celular, o motorista não vai precisar do documento em papel.
Se o condutor viajar para outro país e apresentar o CRLV no aplicativo não será possível, então é obrigatório o porte da sua versão impressa, que pode ser realizado por meio do próprio aplicativo.




Comentários