Freira francesa se torna segunda pessoa mais velha do mundo
- Gi Palermi
- 12 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
A religiosa católica se recuperou da Covid-19 no ano passado. A pessoa mais velha da Europa bebe uma taça de vinho por dia.

Irmã Andre Randon, uma freira francesa, comemorou seu aniversário de 118 anos em 11 de fevereiro. Esse marco faz dela a segunda pessoa viva mais velha do mundo e a pessoa viva mais velha da Europa, de acordo com o Gerontology Research Group, que valida detalhes de pessoas que se acredita terem 110 anos ou serem mais velhas. Antecipando-se ao grande dia, o presidente da França, Emmanuel Macron, enviou uma saudação à freira.
Nascida Lucile Randon em 11 de fevereiro de 1904, em Alés, França, ela se converteu ao catolicismo aos 19 anos de idade do protestantismo. Ela serviu crianças pequenas e idosos em um hospital francês até se tornar freira aos 40 anos. Juntou-se às Filhas da Caridade — fundada por São Vicente de Paulo, em 1944. Ela tomou o nome de Irmã Andre em homenagem ao seu falecido irmão.
Setenta e seis anos depois, a irmã Andre mudou-se para Toulon, no sul da França, onde agora reside no asilo Sainte Catherine Labouré. Foi lá que ela testou positivo para Covid-19 em 2021. Ela foi isolada dos outros moradores, mas não apresentou sintomas.
Perguntada se tinha medo da Covid-19, a irmã Andre disse à televisão francesa BFM: "Não, eu não estava com medo porque não tinha medo de morrer ... Estou feliz por estar com você, mas gostaria de estar em outro lugar - junte-me ao meu irmão mais velho, meu avô e minha avó."
Após seu aniversário de 115 anos em 2019, irmã André recebeu um cartão e um rosário abençoado do Papa Francisco, que ela usa todos os dias.
Quando completou 116 anos em 2020, a freira vicentina compartilhou sua "receita para uma vida feliz" — oração e uma xícara de cacau quente todos os dias.
Pessoa viva mais velha do mundo
Kane Tanaka, a pessoa viva mais velha do mundo, completou 119 anos no último dia 2 de janeiro, segundo o post publicado no Twitter por sua bisneta Junko Tanaka, na conta que é dedicada a ela. “Grande conquista. Chegou aos 119 anos”, diz o tweet que também tem fotos de Kane feitas em dezembro.
Em outro post, a bisneta colocou uma foto de duas garrafas de Coca-Cola que Kane ganhou de presente. Elas são comemorativas ao seu aniversário e têm nos rótulos seu nome e idade. “Parece que ela ainda está bebendo coca-cola”, escreveu Junko. A mulher mais velha do mundo também recebeu mensagens de parabéns de outros usuários da rede social. Nascida em 1903, Kane se casou com o dono de uma loja de arroz aos 19 anos e trabalhou no estabelecimento até os 103 anos. Ela viveu diversos eventos históricos, sobrevivendo a duas guerras mundiais e a gripe espanhola de 1918. Durante sua vida, já ocorreram 49 Jogos Olímpicos de Verão e Inverno.
Comentários