Escola ouve pais após polêmica sobre livro
- Gi Palermi
- 26 de mai.
- 2 min de leitura
Uma semana depois da distribuição do livro infantil Multimundo: o universo das diferenças para alunos da Escola Municipal Padre João Botelho, em Araxá, a direção da unidade recebeu pais e responsáveis para uma reunião na sexta-feira (23.mai.2025).
Segundo o vereador Investigador Rodrigo (PP) o encontro teve como objetivo ouvir as preocupações das famílias e buscar um entendimento sobre o conteúdo do material. O vereador preside a Comissão Permanente de Educação, Cultura, Saúde e Segurança da Câmara Municipal de Araxá e procurou a Secretaria Municipal de Educação para obter um exemplar do livro e inteirar-se do ocorrido depois que soube da preocupação dos pais.
O livro foi entregue a crianças a partir de 6 anos e gerou indignação ao trazer, de forma lúdica, ideias relacionadas à ideologia de gênero, como a possibilidade de o ser humano se identificar como animal ou como pertencente ao sexo oposto. Os pais, que não foram avisados previamente sobre o conteúdo, foram surpreendidos com o material.
Na reunião, a escola reconheceu o desconforto causado pela situação. A própria professora que realizou a entrega do livro, ao ler o material, não havia percebido o conteúdo ideológico contido nas ilustrações. Acreditando tratar-se apenas de uma obra sobre tolerância, respeito e diversidade, acabou repassando o material.
A direção garantiu que, daqui para frente, haverá mais critério e atenção na seleção de materiais utilizados em sala de aula, com atenção redobrada para conteúdos que envolvam temas ideológicos, principalmente os que impactam diretamente a formação moral das crianças.
Os pais explicaram que não desejam transformar a escola em palco de conflitos ideológicos, mas defendem o direito de acompanhar de perto o que está sendo ensinado às crianças. Eles afirmam que sempre confiaram na escola e querem manter essa confiança.
O episódio deixa claro que há famílias atentas aos conteúdos que os filhos recebem para protegê-los de ideias que contrariam os valores ensinamos dentro de casa. Fica a lição: é preciso vigilância constante e também abertura para o diálogo.
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