Vereadores escancaram problemas que prefeitura ignora
- Gi Palermi
- 13 de fev.
- 3 min de leitura
A sujeira, o mato alto e os buracos nas ruas foram os protagonistas na reunião ordinária da Câmara Municipal de Araxá nesta terça-feira (11.fev.2025). No uso da tribuna, seguindo o rodízio semanal entre os parlamentares, falaram os vereadores João Veras, João Paulo da Filomena, Marciony Sucesso, Maristela Dutra, Kaká da Mercearia, Rodrigo do Comercial Aeroporto e Investigador Rodrigo.
As reclamações mais recorrentes giraram em torno do abandono dos bairros mais afastados, do matagal tomando conta das praças e das crateras espalhadas pelas ruas da cidade.
O vereador João Veras chamou a atenção para a situação de abandono da Praça Maria Rita da Cruz, no Bairro Tiradentes, e cobrou serviços urgentes de capina, limpeza, poda de árvores e melhoria na iluminação da praça entre as ruas Deolinda Dias Rosa e Joaquim Geraldo Filho, no Bairro Orozino Teixeira. Em seu discurso, ele foi direto ao ponto ao afirmar que a limpeza urbana tem impacto direto na saúde da população. Além disso, criticou o tratamento desigual dado aos bairros mais afastados, onde moram os trabalhadores que sustentam a cidade com seus impostos. Segundo ele, não adianta maquiar o centro para fazer bonito para turista e deixar o resto da cidade ao Deus-dará.
A vereadora Maristela Dutra reforçou as críticas à precariedade da infraestrutura urbana. E apresentou uma lista de reivindicações da população sobre as ruas, que mais parecem um queijo suíço. Entre os trechos mais críticos, citou as ruas Honório de Paiva Abreu, Argenita, Milton Resende e das Garças. Ela também cobrou melhorias na Praça Marco Antônio Vale, no Bairro Odilon José Carneiro, e alertou para um grave problema de erosão causado pela rede pluvial na Rua Olivério de Moura Barreto, entre as ruas Dagmar Borges Barcelos e André Alves Barcelos, no Bairro Guilhermina Vieira Chaer.
Seguindo a mesma linha, o vereador Rodrigo do Comercial Aeroporto pediu providências para solucionar uma erosão que já dura dois anos no Bairro Jardim América. Ele também defendeu melhorias na iluminação e a instalação de câmeras de segurança na praça da Rua Antônio Borges de Menezes, no Bairro Aeroporto.
A reunião também abordou propostas voltadas ao meio ambiente. O vereador João Paulo da Filomena apresentou um projeto para a criação do programa "Araxá Mais Verde", que propõe o plantio de árvores nas calçadas da cidade para ampliar a cobertura vegetal e melhorar o clima urbano. A ideia vai ao encontro da promessa de campanha do presidente da Mesa Diretora, vereador Raphael Rios, que garantiu plantar uma árvore para cada voto que recebeu. Além disso, João Paulo da Filomena sugeriu um desconto no IPTU para os moradores que tiverem árvores plantadas em frente de casa.
Outro ponto que merece destaque foi levantado pelo vereador Investigador Rodrigo, que pediu a Secretaria Municipal de Ação Social um levantamento sobre os auxílios concedidos pelo município e o impacto financeiro dessas despesas. Lembrando que, durante a pandemia, com o mantra do "fecha tudo e fique em casa", além dos auxílios federais e estaduais, a prefeitura criou um auxílio municipal. Agora, ele questiona o porquê de haver mais de 500 vagas em média abertas diariamente pelo SINE e, ainda assim, não serem preenchidas. Para ele, é necessário fechar essa torneira do assistencialismo e incentivar o ingresso da população no mercado de trabalho. Ele pretende apresentar o Projeto de Empregabilidade "Rumo ao Futuro", que vai integrar a Secretaria de Ação Social, o SINE e o Legislativo, garantindo que quem tem condições de trabalhar não fique vivendo do dinheiro suado do pagador de impostos.
A reunião da Câmara de Araxá expôs bairros inteiros sofrendo com abandono, buracos, mato alto e falta de segurança e que a cidade precisa de soluções reais, não de paliativos. Agora, resta saber se essas cobranças sairão do papel ou se tudo continuará como está: discursos inflamados de um lado, descaso do outro.
Comments