Vereadores resgatam velhas promessas
- Gi Palermi
- 18 de fev.
- 3 min de leitura
A terceira Reunião Ordinária da Legislatura 2025/2028, realizada nesta terça-feira (18.fev.2025), foi marcada pelo resgate de reivindicações antigas da população. Assuntos que sempre voltam como promessas em época de campanha, mas nunca saem do papel foram resgatados por vereadores que usaram a tribuna para cobrar ações concretas.
Nesta sessão, fizeram uso da tribuna os vereadores Alexandre Irmãos Paula, Chicão Jesus Te Ama, Fernanda Castelha, Garrado, Jairinho Borges, Professor Jales e Roberto do Sindicato. Apesar de três projetos de lei estarem na pauta, nenhum deles foi colocado em votação. A sessão foi marcada apenas pela apresentação de requerimentos e indicações por parte dos vereadores.
Entre os temas abordados, Fernanda Castelha cobrou a implantação de um Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue (o PACE) em Araxá.
Ela lembrou que a falta de um posto de coleta de sangue em Araxá é um problema sério e antigo. Toda vez que um paciente precisa de sangue, familiares e amigos são obrigados a organizar campanhas para mobilizar doadores que precisam viajar até Uberaba. Isso não deveria ser responsabilidade de cidadãos comuns, mas sim do poder público! O posto de coleta em Araxá poderia resolver esse problema, mas, como bem lembrou a vereadora Fernanda Castelha, a promessa se repete a cada eleição sem nunca ser cumprida. Enquanto isso, doadores se esforçam para manter os estoques abastecidos, já que o sangue é essencial para salvar vidas em cirurgias, tratamentos contra o câncer e emergências.
A estrutura do PACE já existe em várias cidades mineiras, como nossa vizinha Patrocínio. Em 2023, a administração Robson Magela chegou a anunciar uma parceria com a Fundação Hemominas para a instalação da unidade, mas, dois anos se passaram e nada aconteceu. Enquanto isso, cidadãos solidários precisam tirar dinheiro do próprio bolso para pagar transporte até Uberaba e continuar ajudando.
Ora, se outras cidades conseguiram essa estrutura, por que Araxá continua sendo ignorada? A vereadora Maristela Dutra foi muito feliz ao lembrar que a cidade já teve um ponto de coleta, mas, por algum motivo, ele foi interrompido. Ela também ressaltou que o araxaense é generoso e quer ajudar, mas precisa de condições para isso.
Outro tema antigo que voltou à discussão foi a criação da Superintendência Regional de Ensino (SER) em Araxá. O assunto, que vem sendo usado em campanha eleitoral há décadas, foi trazido pelo vereador Jairinho Borges. Enquanto os agentes políticos continuam prometendo, alunos, professores e diretores precisam se deslocar para Uberaba para resolver questões burocráticas.
O vereador Kaká lembrou que, logo no início de seu primeiro mandato, o governador Zema prometeu a instalação da Superintendência de Ensino em Araxá, mas até agora, passada a metade do segundo mandato, a promessa continua só no discurso.
Fechando o pacote de promessas eleitoreiras que nunca saem do papel, os vereadores Jairinho Borges e Roberto do Sindicato cobraram a Codemig sobre o abandono da Estância do Barreiro. Jairinho reforçou que 95% da arrecadação da Codemig sai de Araxá, e mesmo assim, ano após ano, o ponto turístico mais importante da cidade continua largado às traças. Como bem disse Roberto do Sindicato, a estância, que deveria ser um orgulho para a cidade, está mal cuidada, abandonada e esquecida. O dinheiro vai, mas nada volta.
Todas essas promessas feitas em período eleitoral apenas para ganhar votos, trazidos pelos vereadores, reforçam a importância da população de Araxá abrir os olhos e cobrar resultados concretos. Promessas vazias não salvam vidas, não educam as crianças e não impulsionam o turismo da cidade. É preciso cobrar aqueles que pediram o seu voto e agora devem cumprir o que prometeram.
Comments